quarta-feira, 2 de setembro de 2009

(1973)Secos e Molhados

Sem dúvida que é um dos melhores álbuns do Rock And Roll Nacional!

Secos & Molhados, formado em 1971 pelo compositor João Ricardo, a banda foi um dos maiores fenômenos musicais dos anos 70 no Brasil. O primeiro disco da banda, lançado em 1973 auto-intitulado, que já contava com o magnífico Ney Matogrosso, o lançamento foi o grande sucesso da época, vendendo mais de 300 mil cópias nas primeiras semanas, chegando a 1 milhão de vendas em pouco tempo. Os Secos & Molhados se tornaram um dos maiores fenômenos da música popular brasileira, batendo todos os recordes de vendagens de discos e público. O disco era formado por treze canções que ao ver da crítica, parecem atuais até os dias de hoje. As canções mais executadas foram "Sangue Latino", "O Vira", e "Rosa de Hiroshima". O disco também destaca inúmeras críticas a ditadura militar que estava implantada no Brasil, em canções como o blues alternativo "Primavera nos Dentes" e o rock progressivo "Assim Assado" , esta de forma mais explícita em versos que personificam uma disputa entre socialismo e capitalismo. Até mesmo a capa do disco foi eleita pela Folha de São Paulo como a melhor de todos os tempos de discos brasileiros.
O sucesso do grupo atraiu a atenção da mídia, que convidou-os para várias participações na televisão. As mais relevantes foram os especiais do programa Fantástico, da Rede Globo. Sempre apareciam com maquiagens inusitadas, roupas diferentes sendo uma das primeiras e poucas bandas brasileiras a aderirem o glam rock.
Em fevereiro de 1974, fizeram um concerto no Maracanãzinho que bateu todos os índices de público jamais visto no Brasil, enquanto o estádio comportava 30 mil pessoas, outras 90 mil ficaram do lado de fora. Também em 1974 o grupo sai em turnê internacional, que segundo Ney Matogrosso, gerou oportunidades de criar uma carreira internacional sólida.

Recomendadíssimo!

Clique aki e baixe esse petardo sonoro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário