segunda-feira, 30 de março de 2009

Operation Ivy -Operaton Ivy


Esse som só me traz boas recordações....Das antiga,época boa!
Clássico do punk rock/ska,cd perfeito(na minha modesta opinião!)

O Operation Ivy, também conhecido pelos fãs como OpIvy, começou em 87 quando Lint e Matt (hoje no Rancid, respectivamente guitarras/vocais e baixo/vocais) se juntaram a Jesse (vocais) e Dave Mello (bateria e vocal) para formar uma banda, com influências de bandas punk como Ramones e Clash e de bandas de ska, como Specials e Madness. Essa mistura formou um novo ritmo, o Skacore, que foi copiado por inúmeras bandas que cresceram ouvindo o Operation Ivy. Seu primeiro show, algumas semanas depois de sua formação, foi no clássico bar Gilman Street Club, reduto alternativo de Berkeley, Califórnia, cidade natal da banda. Esse mesmo clube acabaria por ser o primeiro passo de outras bandas de sucesso, como o Green Day.

Algum tempo depois, assinam com a Lookout Records e lançam seu primeiro disco: Energy, e, com a popularidade aumentando, novas gravações vão sendo lançadas. Isso despertou a ira dos fãs, que começaram a chamá-los de "Sell Out".

Um contrato mal sucedido com a EMI, que os obrigava a lançar 2 discos, foi a gota d'água. Eles queriam ser apenas uma banda local, não queriam o reconhecimento nacional ou nada disso. Queriam sim é ter condições de tocar nas cidades próximas sem a preocupação com dinheiro. Lint e Jesse, os líderes da banda acabam por se desentender e o clima pesado perdura durante algum tempo. Depois de muita discussão, preferiram manter a amizade e sacrificar a banda, ocasionando o fim do Operation Ivy.

Um ano mais tarde, Jesse foi ser missionário na Nicarágua, que estava passando por um período de guerra civil sangrenta. Esse desejo já era antigo e havia sido expresso na música Missionary. Assim a banda seguiu diferentes rumos após a separação...

De Jesse, não há notícias desde que voltou da América Central. Dave Mello formou o Schlong com seu irmão Pat (roadie e saxofonista do OpIvy).

Já Matt e Lint (agora conhecido como Tim) formaram a Downfall, que não vingou e logo após o fim dessa banda, formaram o Rancid, que se mantém no sucesso e é um ícone punk atualmente. Inclusive, para evitar especulações sobre o real motivo da separação do Operation Ivy, o Rancid fez uma música, Journey To The End Of The East Bay, que explica tudo sobre o acontecimento. Esta música pode ser encontrada no EP "...And out come the Wolves", lançado em 1997.

Clique aki e baixe esse petardo sonoro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário