sexta-feira, 3 de abril de 2009

Turbulenta história do Ratos de Porão vira filme em "Guidable"

Desentendimentos, brigas, overdoses, turnês massacrantes, falta de grana. É a história de infinitas bandas roqueiras, mas no caso do Ratos de Porão, multiplique isso por dez.

É quase um milagre essa banda estar nos 28 anos de vida --e contando. Essa trajetória ganha um necessário registro em "Guidable - A Verdadeira História do Ratos de Porão", filme que condensa em 121 minutos entrevistas, depoimentos e imagens referentes a este grupo que é dos mais representativas do punk/hardcore mundial.

O filme será exibido a partir de maio em mostras e festivais de cinema. Em seguida, será lançado em DVD, com um farto material de extras, segundo o diretor Fernando Rick, 25.

"Havia muita coisa de arquivo. Só de caixa de fitas VHS eram sacos e sacos que estavam na casa do [João] Gordo. Havia muitas fotos, imagens", conta.

"Guidable" começou a ser produzido em 2006. Foi finalizado no final do ano passado. Entre as imagens colhidas por Rick, estão as de show no Hangar 110, em São Paulo, em 2007, visto por ex-integrantes do Ratos, como Spaghetti e Jabá.

No documentário, a história do Ratos é revelada a partir dos depoimentos de todos que já passaram pela banda, além de testemunhos de gente como Andreas Kisser (Sepultura), Iggor Cavalera (ex-Sepultura) e Rédsson (Cólera).

Além disso, há imagens históricas de eventos como o Começo do Fim do Mundo (primeiro festival punk do Brasil, ocorrido em 1982, em SP).

A banda não foge de assuntos espinhosos, como as discussões entre os integrantes e o envolvimento com drogas --Jabá fala de sua expulsão do Ratos, por estar viciado em crack.

"Guidable" é um filme indispensável para conhecer parte importante do rock brasileiro, de uma banda que produziu clássicos como "Beber Até Morrer" e discos fundamentais do punk-hardcore, como "Crucificados pelo Sistema" (1983), "Brasil" (1989) e "Carniceria Tropical" (1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário